Criação de um sistema remoto de monitoramento da pressão dos pneus para direção autônoma nível 4

Teste de prova de conceito realizado em vias públicas na cidade de Gifu, no Japão.

A fim de responder ao aumento de CASE (sigla em inglês – Conectado/Autônomo/Compartilhado/Elétrico), MaaS (Mobilidade como um serviço) e outras grandes inovações que já estão transformando a indústria automotiva, o Grupo Sumitomo está ativamente empenhado no desenvolvimento de soluções de gerenciamento de pressão e outras inovações como parte do nosso “Conceito de Pneu Inteligente”, um conceito inovador para o desenvolvimento de pneus e serviços periféricos para melhor atender as necessidades da Mobilidade Social do Futuro.

A pressão insuficiente dos pneus não causa apenas danos aos mesmos, mas também leva um declínio na eficiência de consumo de combustível e desempenho de direção. Sendo assim, a manutenção regular da pressão dos pneus é extremamente importante. Entretanto, com os veículos autônomos tornando-se mais comuns, a mobilidade da sociedade ficará cada vez mais automatizada, o que reflete diretamente em veículos que não necessitem de um condutor. Dessa forma, certamente haverá maior necessidade de serviços que monitorem remotamente o status dos pneus para, em última análise, também reduzir as manutenções corretivas e desgastes prematuros do conjunto. Através de um monitoramento remoto da pressão dos pneus, a SRI acredita que o sistema vai fornecer exatamente essa solução para maior segurança e tranquilidade para a era de direção autônoma – e esse recente teste de prova de conceito foi um grande passo para fazer disso uma realidade.

Em 12 de novembro, em resposta a sinais de problemas nos pneus que requerem manutenção, a Sumitomo Rubber Industries (SRI) realizou uma prova de conceito bem-sucedida desse novo sistema em uma via pública na cidade de Gifu. A prova de conceito é um procedimento utilizado para aprovar a viabilidade e validar um projeto, esse teste representa um passo importante no andamento da pesquisa em conjunto com o Centro de Pesquisa sobre a Adoção de Sistemas de Transporte da Nova Geração (CRANTS, em inglês) na Universidade de Gunma, com quem a SRI está trabalhando desde do ano passado para desenvolver um sistema que permitiria o monitoramento remoto da pressão do pneu em veículos sem motoristas. Espera-se que esse novo sistema contribua para maior segurança dos veículos autônomos, facilitando a manutenção preventiva para evitar possíveis problemas nos pneus, enquanto garante também uma resposta mais rápida a perfurações e outros tipos de problemas que possam ocorrer.

O teste de prova de conceito foi marcado para coincidir com o “Festival de Transporte Público 2020” que ocorreu no centro de Gifu entre 11 a 15 de novembro, que tem como objetivo melhorar a funcionalidade e conveniência do transporte público. O teste de prova de conceito funcionou da seguinte forma: primeiro, um veículo autônomo dirigiu pelo centro da cidade com um pneu que simulava estar furado, o que foi detectado pelo Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS), instalado dentro do pneu. O TPMS transmitiu os dados da pressão do pneu para o centro de controle, que automaticamente detectou o problema no pneu e alertou a loja de serviço mais próxima. Ao receber esse alerta, a loja de serviço enviou um técnico de manutenção para trocar o pneu furado. O teste de prova de conceito foi então concluído com a retomada da direção autônoma após a troca do pneu.

 [Perfil da Organização Cooperante]

O Centro Universitário de Gunma para Pesquisa sobre a Adoção de Sistema de Transporte da Nova Geração (CRANTS – sigla em inglês) estabeleceu em 2016 como uma base para a inovação, que traria junto a indústria, academia, governo e finança, para contribuir no desenvolvimento da próxima geração da indústria automotiva. CRANTS visa cultivar o campo promovendo pesquisas e desenvolvimento em sistema de mobilidade da próxima geração e sua implementação social. Desde sua fundação, CRANTS tem sido ativamente envolvida no teste de prova de conceito de veículos autônomos em vias públicas na cidade de Kiryu (Prefeitura de Gunma).


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *