Sumitomo Rubber, fabricante dos pneus Dunlop e Falken, lança pneus de reposição para veículos elétricos na China

Sumitomo Rubber, fabricante dos pneus Dunlop e Falken, lança pneus de reposição para veículos elétricos na China

Empresa classifica o pneu como um dos mais eficientes em termos de consumo energético até agora

A Sumitomo Rubber Industries anunciou que lançará os primeiros pneus projetados para veículos elétricos, em abril, na China, onde o mercado está crescendo em ritmo acelerado. Os novos pneus DUNLOP “e.SPORT MAXX” estão entre os pneus mais eficientes em favorecer um baixo consumo de combustível (eficiência energética) que o Grupo Sumitomo Rubber já desenvolveu. Além disso, também está planejado o lançamento de um novo modelo para a marca FALKEN, o “e.ZIEX”, com previsão para 2023, que será o primeiro pneu para veículos elétricos da marca para o mercado de reposição para a Europa, onde o mercado de veículos elétricos também está crescendo em ritmo acelerado.

No desenvolvimento de pneus para veículos elétricos, o Grupo focou em buscar o melhor desempenho possível em termos de eficiência energética (baixa resistência ao rolamento) e redução de ruído. Os veículos elétricos exigem pneus com menor resistência ao rolamento para melhorar a autonomia e distância percorrida através da carga das baterias, favorecendo viagens mais distantes com uma única carga. Ao utilizar tecnologias avançadas de materiais e processos para otimizar os compostos de borracha, a empresa desenvolve pneus que não apenas estão entre sua gama de pneus mais eficientes em consumo energético até o momento, mas também atinge excelentes índices de desempenho em piso molhado e dirigibilidade.

Enquanto isso, como os motores dos veículos elétricos não produzem ruído, costuma-se dizer que o ruído dos pneus e da rodagem pela estrada se tornam muito mais evidentes nesses veículos. No entanto, graças a um importante componente tecnológico utilizado na fabricação dos pneus o “SILENT CORE” (esponjas otimizadas para absorção de ruído), os pneus DUNLOP “e.SPORT MAXX”, proporcionam maior nível de silêncio e conforto na cabine. Ao mesmo tempo, os próprios pneus também são mais leves do que os pneus convencionais e, portanto, contribuem para a economia de recursos, bem como para um menor impacto ambiental.

Além do excelente desempenho, a Dunlop também se preocupou em dar aos pneus “e.SPORT MAXX” um design atraente, utilizando uma técnica de design desenvolvido pela empresa chamada “Nano Black, visando tornar as grafias na parede lateral do pneu em tons de preto mais profundos e vívidos. Desta forma, os novos pneus para veículos elétricos respondem às diversas necessidades dos usuários desta categoria enquanto entrega melhores resultados em termos de eficiência energética.

Nos últimos anos, o mercado global de veículos elétricos vem crescendo em ritmo acelerado, junto com a crescente conscientização ambiental em todo o mundo. Em meio a esse cenário, o governo chinês e a Comissão Europeia estabeleceram metas ambiciosas para o crescimento da frota desse tipo de veículo com consequente redução das emissões de CO2, tornando a China e a União Europeia os principais mercados para os elétricos. Nessas condições de mercado, o Grupo Sumitomo Rubber decidiu introduzir seus primeiros pneus de reposição para veículos elétricos na China na primavera deste ano. A empresa também vai acompanhar o lançamento de novos pneus desse segmento para a Europa em 2023, e após isso, planeja expandir a oferta de pneus para veículos elétricos em outros países e regiões.

Em agosto de 2021, o Grupo Sumitomo Rubber apresentou sua nova Política de Sustentabilidade de Longo Prazo, “Driving Our Future Challenge 2050”, como a próxima evolução dos esforços de longa data para enfrentar as questões ambientais. A empresa enfatiza que o lançamento do modelo Dunlop “e.SPORT MAXX” representa um passo importante no desenvolvimento de produtos que estão alinhados com esta política, ao mesmo tempo que se aproxima ao objetivo do Grupo de também alcançar a neutralidade de carbono, melhorando a autonomia dos veículos elétricos e reduzindo a quantidade de recursos utilizados na fabricação dos pneus.

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